Os quatro municípios da nossa região possuem bairros e vilas distantes dos centros urbanos, que servem de base para os ciclistas alcançarem localidades ainda mais afastadas, como é o caso do bairro de Bulhões (Porto Real), a partir do qual pode-se pedalar por exemplo, até o distrito de Rialto, pertencente à Barra Mansa (RJ). Esse caminho é a sugestão de passeio que iremos apresentar neste roteiro. Alternativa ideal para quem curte um estradão com lindas paisagens, algumas boas subidas e um ponto final pra lá de especial. Leia até o fim para que você esteja pronto(a) para extrair desse pedal o máximo que ele tem a oferecer!
Iremos narrar esse passeio a partir de uma das pontas do bairro de Bulhões, aquela mais próxima do limite entre Porto Real e Resende, ainda no asfalto, onde há placas apontando para "cadeia" e "penitenciária". Esse é o ponto de encontro ideal, especialmente se no seu grupo tiver gente vindo de mais de uma cidade da região. Se você não sabe chegar até esse ponto exato, clique aqui. Caso queira saber em detalhes tudo que há no caminho de Resende até Bulhões, clique aqui.
A primeira coisa a fazer é justamente seguir as placas e entrar na estrada de terra logo a frente, chamada de Estrada Santa Rita e manter-se à direita na primeira bifurcação. O início da pelada será bem agradável, sem muito esforço, mas não se iluda, essa tranquilidade para as pernas não dura muito. Há até um ponto exato a partir do qual você pode esperar um aumento na dificuldade, um mata burro logo depois de uma descida.
A primeira subida mais íngreme te espera logo depois, enquanto você passa por algumas casas à sua direita. No geral esse percurso é marcado justamente por esses "altos e baixos", subidas desafiadoras seguidas de descidas super agradáveis. Não se esqueça de que a convenção dos ciclistas amadores determina que o grupo espere os atrasados no topo de cada grande subida em kkkk
Pouco depois você irá fazer uma subida mais longa, talvez a mais pesada de todo o pedal, mas que te recompensa com uma vista muito bonita lá do topo. Se você não empurrar a bicicleta nesse morro, provavelmente não irá empurrar em nenhum outro nesse passeio.
O trecho que se segue é um dos mais bonitos e planos do percurso, com fazendas de ambos os lados que formam verdadeiras pinturas para quem se permide desacelerar e olhar para os lados.
É então que quase 7 quilômetros depois de ter saído do asfalto em Bulhões, que você irá chegar à Cadeia Pública de Resende, um lugar que ninguém quer de fato ter que visitar, mas que não deixa de ser um importante marco do trajeto e que merece ser registrado. Uma curiosidade: o seguimento no Strava que vem logo depois chama-se "fuga do presídio" kkkk
Os próximos quilômetros serão por um pavimento não tão bem cuidado quanto o que você terá percorrido até a cadeia, isso porque esse caminho leva basicamente à uma fazenda, a qual você terá que atravessar para chegar até a próxima estrada. Um pouco de MTB de raiz pra variar ;)
Você chegará então ao portão de uma fazenda de eucaliptos que costuma sempre estar aberto. Caso esteja fechado, não pule. Dependendo da época do ano você verá paisagens diferentes de acordo com o estágio em que a plantação se encontra. Se você tem alguma informação sobre essa propriedade ou até mesmo o contatos dos donos, por favor deixe para nós nos comentários!
Uma vez dentro dos portões da fazenda, basta seguir em frente fazendo uma das descidas mais gostosas da sua vida (eu garanto!) e curtindo a paisagem até avistar um lago do seu lado direito que rende belas fotos.
Logo após o lago você verá um trevo, no qual deverá virar à esquerda para seguir em direção à Estrada Virgílio Vilella, que você encontrará após pedalar por mais um quilômetro aproximadamente. Ao chegar na estrada, vire à direita para continuar rumo à Rialto. O caminho à esquerda te levaria ao outro distrito de Barra Mansa, Floriano, a partir do qual você poderia seguir de volta para Bulhões sem precisar passar pela Dutra. Uma alternativa para o caminho de volta, caso esteja com tempo, curiosidade e fôlego sobrando.
Nos próximos 7 quilômetros você deverá manter-se sempre à direita para continuar na estrada principal, por um trecho de leves inclinações e um horizonte à perder de vista, hora de dar aquela esticada.
Em determinado momento no final desse trecho você irá passar por uma pequena vila e logo depois se deparar com mais um trevo, onde dessa vez deverá virar à esquerda, seguindo as placas que indicam a direção para Rialto.
Após virar à esquerda no trevo, faltará você percorrer pouco mais de 5km até seu destino final. Esse último trecho é marcado por descidas longas (que você terá que subir na volta) e por um ponto específico no alto de um morro com uma vista incrível, de onde é possível avistar inclusive uma cachoeira! Alguém aí sabe o nome dessa queda d'água? Conte pra gente nos comentários!
Da próxima vez que você avistar casas, significará que chegou ao centrinho do distrito de Rialto! Na bifurcação logo após uma casinha amarela você deverá virar à esquerda e atravessar uma ponte sobre o Rio Bananal para chegar à praça central do lugar.
A praça central de Rialto é um dos pontos de encontros mais tradicionais entre os ciclistas, não somente da nossa região mas também de cidades como Barra Mansa e Volta Redonda, dentre outras. Há nela inclusive um dos totens do projeto "O Circuito", que visa criar a maior rota de cicloturismo do Brasil, ligando as regiões do Vale do Café e das Agulhas Negras.
Não é atoa que o principal ponto comercial do lugar tem o nome de "Point dos Ciclistas", é lá que você vai encontrar tudo que a gente gosta, caldo de cana, salgados e principalmente, equipamento para reparos na bike, como bomba, câmara de ar e etc, um verdadeiro Bike Point com tudo que você precisa para se preparar para o caminho de volta.
Resumo
Partindo do asfalto de Bulhões, mais precisamente do ponto onde há placas indicando a direção para a penitenciária, você irá percorrer cerca de 7km até a Cadeia Municipal de Resende e depois mais 3,5km até alcançar a Estrada Virgilio Vilella, onde você deverá virar à direita e percorrer mais 7km até o trevo onde deverá virar à esquerda e seguir por mais 5,5km até Rialto.
Considerações finais
Esse é um pedal para quem já aguenta pedalar distâncias médias e curte um bom estradão. Apesar de possuir algumas subidas mais difíceis, no geral podemos considerá-lo como de nível intermediário de dificuldade. Todo ciclista que pedala por aqui precisa em algum momento colocar no seu "currículo" uma foto no Point dos Ciclistas de Rialto!
Ficha técnica
Bike recomendada: MTB
Terra: 21,5km
Asfalto: 0,5km
Quilometragem total: 21,5km
Ganho de elevação: 351m
Exposição ao Sol: Alta
Nível: INTERMEDIÁRIO Atrações: Vila de Rialto; Paisagem rural
Nos siga nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/biketouragulhasnegras
Comentários